segunda-feira, 21 de março de 2011

PROPRIEDADES DA BABOSA E O SEU USO EM CANÁRIOS

A Babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. Pertence a família das Liliáceas (Liliaceae).

Propriedades Medicinais: antibacteriano, antiinflamatório, antifúngico, biogênico, colagogo, demulcente, emenagogo, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo.
O poder da Aloe vera é extremamente incrível. Queimaduras profundas tratada com esta planta, algumas vezes conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. Durante as últimas décadas, diversos estudos foram realizados em todo o mundo a fim de se investigar diversas propriedades da Babosa, planta em formato de cacto. .
A Babosa é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma, além do já citado combate eficiente à queimaduras, seja por fogo ou raios solares.
Estudos já concluiram que a Babosa fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral
Como Usar Babosa (Formas de Utilização):
Existem vários formas de se utilizar a Babosa (Aloe vera), dentre elas se destacam:
Gel: Pesquisadores modernos identificaram vários motivos pelo qual o gel da Babosa estimula a cicatrização de feridas, vez que o gel da Aloe tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, além de compostos que ajudam a prevenir a infecções de feridas. Ele também tem imunoestimulantes e compostos anti-inflamatórios, estimulando a síntese de colágeno e a regeneração da pele. O gel da Babosa contém vitaminas C e E, além do mineral zinco, o que ajuda a curar feridas de todos os tipos. Usa-se parte do gel extraído da folha da babosa para ser utilizada na higiene diária. Geralmente os produtos vendidos à base da Babosa possuem forma pouco concentrada. o gel só deve ser usada externamente.
In Natura: Aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. Pode-se tomar duas colheres por dia.
Pomada: Para obter a pomada, deve-se abrir várias folhas de Babosa para obter uma grande quantidade do gel da planta. Após isso, deve-se fervê-lo até que se forma uma pasta espessa. Deve-se guardar em frascos limpos e em local fresco. O modo de utilizar é o mesmo das folhas.
Tônico: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivos e hepatite. Inalações: O gel da planta ajuda a combater a congestão bronquial.

OBS: EU JÁ FIZ VÁRIOS TESTES  DA BABOSA IN NATURA NOS PÉS DOS MEUS CANÁRIOS E TAMBÉM APÓS A REMOÇÃO DE CISTO DE PENAS OBTENDO RESULTADOS SATISFATORIOS.

3 comentários:

  1. a gaiola do meu canário caiu e ele quebrou uma perninha, fiz tala mas não consegui acertar então li num fórum uma pessoa aconselhando colocar o gel da babosa que curava, mesmo não acreditando, fiz para experimentar, mas para surpresa minha após 4 dias, mesmo sem colocar tala, o meu canário estava curado, nem dá para ver aonde ele quebrou a patinha eu fiquei impressionada.

    ResponderExcluir
  2. Meu canario ta com cascas nos pés posso usar babosa ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu canário machucou a asa e está sangrando posso usar a babosa no tratamento ?

    ResponderExcluir