segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Como devo higienizar uma gaiola que comportou um pássaro doente?

Considerando que a doença que causa maior preocupação aos criadores é a Isosporose, e é de fácil contágio entre os indivíduos, devemos fazer uma higiene específica. Trata-se de um protozoário, que quando no estado de oocisto tem resistência aos desinfetantes domésticos. Porém, não resiste a uma temperatura superior a 60°C. Após lavar a gaiola com água e sabão, despeje água fervendo, que você terá uma higiene absoluta.

Autor: Edilson Guarnieri

Como Selecionar Fêmeas

Fêmeas férteis e saudáveis podem ser usadas por 4 anos, contanto que produzam a qualidade necessária. O sucesso de um plantel é baseado na capacidade reprodutiva de suas fêmeas, tome cuidado para não criar um plantel de fêmeas com boas características mas que não reproduzem. Fêmeas com grandes coroas devem ser aparadas antes da época de criação, pois com mais visibilidade elas têm melhores possibilidades de criar bem.

As capacidades de reprodução são herdadas, por isso considere sempre primeiro as filhas das melhores fêmeas reprodutoras. Uma fêmea reprodutora de qualidade média será sempre melhor escolha que uma de altíssima qualidade mas improdutiva. Tenha a certeza de que guarda boas fêmeas para criar filhas dos seus melhores pássaros, pois há possibilidades do seu próximo campeão ser filho de uma delas.

Não use fêmeas de muito porte na sua criação, pois estará acriar pássaros cada vez maiores. Fêmeas pequenas criam melhor e só têm a acrescentar na qualidade.

As fêmeas devem possuir mais forma, pois estas poderão criar machos como elas e lhe por no bom caminho.



Fonte: Canaril Wonderfull Glosters 

Como Selecionar Machos







 Machos férteis podem ser usados por um período de 5 anos, contanto que produzam a qualidade que se necessita. Machos bons criadores e alimentadores são de grande valor para o plantel.
Machos que não fertilizem ovos no primeiro ano podem ser usados novamente num segundo ano com uma fêmea que já provou ser reprodutora, use a melhor fêmea reprodutora para comprovar a fertilidade do macho. Se pelo segundo ano o macho nao fertilizar entao dispense-o.
A idéia de aproveitar o melhor macho do plantel e acasalá-lo com o maior número de fêmeas possível pode ter um impacto negativo na criação. As suas crias serão proximamente aparentadas e em pouco tempo haverá um cruzamento de genes consaguíneos. Certifique-se de que mantém os irmãos e primos do seu melhor macho, pois poderá usá-los para diversificar o seu conjunto de genes sem mudar a origem do sangue drasticamente. Por vezes os irmãos de campeões são a melhor aposta não importa a sua aparência.

Machos agressivos na reprodução são um aborrecimento, dispense-os pois como muitos comportamentos, a agressividade também é herdada. Prefira usar machos que ajudem na criação.

Machos pequenos que se parecem com fêmeas são a melhor opção. Pode basear o seu plantel nesses machos, pois as suas filhas serão extremamente difíceis de vencer nas exposições. É normal ter machos grandes exibindo muito porte, mas iao fazer isso estará a limitar muito os seus pássaros de exposição às fêmeas. Se não se tiver cuidado eventualmente as fêmeas podem ficar maiores e por essa altura será tarde demais para corrigir a situação. Seja crítico quanto ao tamanho dos machos e mantenha o plantel sob controle.

Assegure-se de que seus pássaros exibem um colorido intenso. De um modo geral as fêmeas mostram menos cor que os machos, por isso se os machos não forem bem coloridos é provável que as fêmeas saiam muito sem interesse na aparência.
 
 
Fonte: Canaril Wonderfull Glosters